INTRODUÇÃO A Relicário Comunicação faz parte de um projeto de Conclusão de Curso, idealizado pela proprietária Thamiris Castilho em meados de 2012 e elaborado ao longo do ano de 2013 com o auxílio da publicitária Amanda Simpliciano. A extensão do Projeto de caráter experimental para uma empresa dentro do Mercado de Trabalho da área da Comunicação despertou a necessidade de se revelar a importância de se desenvolver o empreendedorismo durante o processo de graduação universitária e também descrever detalhadamente a maneira como um Trabalho de Conclusão de Curso pode vir a se tornar uma empresa rentável. Em síntese, o Projeto Acadêmico a ser desenvolvido visa estudar as razões e motivações que levaram a publicitária a empreender e tornar do Trabalho de Conclusão de Curso uma nova área de trabalho profissional. Além disso, a pesquisa tem como objetivo detalhar o papel do curso de Publicidade e Propaganda e da realização do Projeto Experimental (PREX), na Anhanguera de Taubaté, no desenvolvimento e criação da empresa e apontar detalhes do empreendedorismo no Brasil, citando grandes nomes de pesquisadores da área que descrevam a influência do tema na formação dos universitários. Esse direcionamento da pesquisa será de grande contribuição científica para os recém-formados e universitários que desejem entender e descobrir a importância do empreendedorismo e suas principais ferramentas para a formação profissional.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL Analisar e relatar a idealização e também concretização da empresa Relicário Comunicação.
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Revelar como surgiu a ideia da empresa Relicário Comunicação;
- Elaborar um relato do cenário do empreendedorismo no Brasil, especificamente no âmbito da Comunicação;
- Investigar qual a importância do desenvolvimento do empreendedorismo para a formação do publicitário.
- Identificar o papel do Curso de Publicidade e Propaganda no processo de abertura da empresa.
3. JUSTIFICATIVA Produzir um Trabalho de Conclusão de Curso de caráter cientifico a cerca do tema empreendedorismo na formação universitária e no mercado de trabalho é um fator de grande contribuição para a universidade e também para a sociedade em si, partindo do pressuposto que na atualidade muito se fala do empreendedorismo como um dos mais almejados pelos profissionais já graduados e este, por sua vez, será abordado no trabalho de maneira qualitativa e descritiva. A graduação no Brasil nasceu sob a influência francesa, criada a partir de um modelo espelhado na ótica da concepção autoritária de poder de Napoleão Bonaparte, adotado em Portugal. De acordo com Romanelli (2009) esse paradigma orientou, a implantação de um sistema de ensino superior no Brasil por volta de 1808. Desde esse período, no século XIX, as universidades de todo o mundo vêm se desenvolvendo e consolidando programas voltados à pesquisa e à prática de laboratórios experimentais nas mais diversas áreas do conhecimento. Considerando esses acontecimentos, a importância da universidade e da pesquisa para a formação profissional é de estrita necessidade, não somente para a formação do aluno, mas também para o início de uma jornada no mercado de trabalho, pois a mesma concede experiências sólidas e significativas, no âmbito da pesquisa. A Relicário Comunicação, empresa que será estudada durante o projeto, servirá de base para elaborar um relato real e próximo do cenário do empreendedorismo no Brasil, especificamente no Vale do Paraíba, desde o surgimento da empresa na Faculdade Anhanguera de Taubaté até sua consolidação como empresa jurídica inserida no mercado de trabalho. O trabalho torna-se então de grande importância, por ser único a abranger o empreendedorismo na graduação e seu desenvolvimento posterior à formação universitária no Vale do Paraíba, além de abordar um tema extremamente atual que é a autonomia de mercado. A realização do mesmo, por sua vez, é instigante e desafiadora por se tratar de um tema inédito na Faculdade.
4. VIABILIDADE A proposta descrita neste projeto é viável por ter como objeto de estudo uma empresa situada na cidade de Taubaté, em localidade de fácil acesso, e por se tratar de uma análise qualitativa de uma empresa que teve início na Faculdade Anhanguera de Taubaté como Trabalho de Conclusão de Curso, o que garante o acesso a um grande número de informações de sua produção e desenvolvimento durante o processo de criação universitária. Outro fator que contribui para o desenvolvimento da pesquisa é o contato direto com a proprietária da empresa de nome Relicário Comunicação, que servirá de fonte para embasamento do projeto.
5. SÍNTESE DO REFERENCIAL TEÓRICO
5.1. CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO De acordo com Schumpeter (1949) apud DORNELAS (2008), o empreendedor é aquele que destrói uma possível ordem econômica existente em sociedade, por meio da introdução de novos produtos e serviços e também pela criação de novas formas de organização. Além disso, o empreendedor é uma peça importante para o mercado, pois é ele quem amplia o recursos materiais por meio de novas explorações. Do ponto de vista de Timmons (1990) apud DORNELAS (2008), o empreendedorismo é revolucionário e silencioso, além de ser um marco na história do século XXI, considerado pelo autor um acontecimento tão importante quanto foi a Revolução Industrial para o século XX.
5.2. EMPREENDEDORISMO NO BRASIL Para Dornelas (2008), o movimento do empreendedorismo brasileiro teve início na década de 1990, quando começou a tomar forma na criação de entidades como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software). Segundo o autor (DORNELAS, 2008), essas entidades são órgãos conhecidos do pequeno empresário brasileiro, que busca nelas todo o suporte que precisa para dar início à um novo empreendimento. Sendo que a partir 7 desses importantes órgãos que o Brasil começou a despertar para o empreendedorismo.
5.3. EMPREENDEDORISMO NA COMUNICAÇÃO Galindo e Kunsch (2009) revelam que a busca por uma integração da comunicação com o mercado atende a determinadas necessidades que revelam o caráter multidisciplinar do ato comunicativo, quando analisadas de forma minusciosa. O autor considera que a partir da comunicação podem ser realizadas eleições dos objetivos e das circunstâncias internas e externas das organizações e do público. Dessa forma, a Comunicação pode ser vista como base para a realização de qualquer processo empreendedor, pois utiliza-se de ferramentas de pesquisas de conhecimento de mercado e clientes, além de atender as necessidades organizacionais necessárias para a comunicação interna de uma empresa.
5.4. O CURSO DE PUBLICIDADE PROPAGANDA E O PROJETO EXPERIMENTAL
5.4.1. PUBLICIDADE E PROPAGANDA Sampaio (2003) acredita que a propaganda é a mistura dos mais diversos ramos das artes, das ciências e também das atividades técnicas, de modo a se combinar com a forma de planejar, criar, desenvolver, produzir e também emitir mensagens, tudo em caráter comercial. Para o autor (SAMPAIO, 2003), a função principal da propaganda é disseminar informações, raciocínios e ideias de um lado, permitindo que os consumidores estejam mais informados sobre produtos e serviços. Além disso, a propaganda oferece aos anunciantes o aumento dos negócios, atraindo mais consumidores.
5.4.2. PLANO PEDAGÓGICO DE CURSO De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda (ANHANGUERA, 8 2015), a formação universitária nessa categoria propõe ao profissional uma base de habilidades para definir técnicas de vendas, promoção, distribuição e divulgação de produtos, de conhecimento regional de mercado e também um olhar analítico para verificar resultados, acertos e erros de uma empresa inserida no mercado de trabalho de modo geral. Dessa forma, fica claro que o Curso oferece formação empreendedora ao universitário da área da comunicação, além de oferecer a ele ferramentas que facilitem sua inserção no mercado de trabalho posterior a conclusão de curso.
5.4.3. O PROJETO EXPERIMENTAL O projeto de pesquisa, assim como afirma Gonsalves (2007) implica em lidar com as dimensões técnicas, teóricas e afetivas que estão interligadas. Dessa forma, a elaboração de um projeto científico contempla um núcleo básico onde é delineado o objeto de estudo, as considerações teórico-metodológicas, o cronograma e o referencial bibliográfico. Além de traçar um importante raciocínio a cerca do tema a ser estudado, o projeto de pesquisa, ainda segundo o autor (GONSALVES, 2007), tem uma finalidade pedagógica e deve funcionar como um guia, levando em consideração que o passo principal é o planejamento. No âmbito da Comunicação, Paiva (2009) sugere que o Projeto Experimental de Propaganda é um norteador que integra todas as disciplinas estudas durante o período de curso, tornando-o então uma ferramenta indispensável para formação do aluno enquanto profissional da área. Além disso, o autor (PAIVA, 2009) revela que o Projeto Experimental exige do aluno certa bagagem, adquirida ao longo dos anos, para atender as necessidades mercadológicas e de comunicação frente ao tema proposto para estudo através de um plano de desenvolvimento ao cliente.
5.5. O MERCADO DE TRABALHO APÓS A GRADUAÇÃO O mercado de trabalho está sempre em constante desenvolvimento e crescimento. Atualmente, com a crescente velocidade da obsolescência dos produtos e serviços há uma competitividade ainda mais acirrada. Como afirma Sampaio (2003) é necessário manter atualizações, reposicionamentos e extensões de linha de produtos e serviços em uma constante evolução, pois tudo isso fundamenta a construção de marcas fortes, que segundo o autor são a base da vantagem competitiva nos dias atuais. O autor (SAMPAIO, 2003) justifica, portanto, a utilização da pesquisa, que auxilia na busca por respostas mais sofisticadas e na dificuldade de definir objetivos e resultados.
6. METODOLOGIA Segundo Minayo (2010) a pesquisa pode ser entendida com uma variação nos tipos de investigação que “tratam do ser humano em sociedade, de suas relações e instituições, de sua história e de sua produção simbólica”. Sendo assim, para execução e alcance dos objetivos do projeto será realizada uma pesquisa descritiva e documental, uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso para obtenção de conteúdo detalhado para análise. Ainda de acordo com o autor (MINAYO, 2010), a realização de entrevista pessoal será utilizada com objetivo de construir informações a respeito do considerado objeto de estudo. Dessa forma, será realizada uma pesquisa descritiva que, conforme explicou Traldi & Dias (2011), consiste na observação, quantificação, descrição e classificação de um determinado fenômeno a ser estudado, de modo a descrever a totalidade do contexto onde se dão as relações. Para o desenvolvimento do trabalho será necessária também a elaboração de uma revisão de literatura, que segundo Lakatos e Marconi (2012) consiste em uma síntese referente ao trabalho e a dados pertinentes ao tema. Nesse caso, com o foco no empreendedorismo brasileiro de modo a criar ligações com o tema que volta seu foco para a formação universitária e o empreendedorismo no mercado de trabalho. 10 Além de um levantamento de dados detalhados da própria empresa, realizado através do estudo de caso, que segundo Yin (2005) pode ser abordado como importante ferramenta para a pesquisa em ciências humanas, porque possibilita um aprofundamento em relação ao objeto de estudado, de modo a revelar importantes detalhes que dificilmente são encontrados em uma pesquisa menos abrangente. Ainda de acordo com o autor (YIN, 2005) é importante destacar que o estudo de caso possui caráter de investigação empírica de fenômenos contemporâneos, o que favorece a visão sobre os acontecimentos reais estudados e fornece conteúdo aprofundado à pesquisa.
7. RESULTADOS ESPERADOS Através da pesquisa proposta, espera-se desenhar um cenário do empreendedorismo no Vale do Paraíba, especificamente no âmbito da Comunicação, destacando a importância do tema para a formação universitária e também para a atuação no mercado de trabalho. A pesquisa descritiva visa também chegar a uma identificação do papel do Curso de Publicidade e Propaganda na formação do profissional empreendedor, por meio do estudo de caso da empresa Relicário Comunicação, além de consolidar o tema para que futuros universitários possam se referenciar, já que, por sua vez, o mesmo é inédito na Faculdade Anhanguera de Taubaté.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANHANGUERA EDUCACIONAL. Plano Pedagógico. 2015. Disponível em: