segunda-feira, 25 de maio de 2015

ATPS COMUNICAÇÃO DIGITAL - ETAPA 1 | Passo 1, 2 e 3.

As mídias sociais e as diferentes possibilidades mercadológicas de seu uso
Na atualidade, diariamente surgem novas formas de comunicação e negócios, bem como novos posicionamentos e novos clientes. Essa realidade trouxe a tona a necessidade de inovação, que as empresas que desejam se manter no mercado, possuem. Com a ascensão do uso da internet, todas as empresas tiveram que se adaptar e correr contra o tempo para não serem lançadas para longe da competição mercadológica.
Por sua vez, os usuários, como potenciais consumidores, também mudaram seu comportamento de consumo, que tornou-se ainda mais exigente considerando que suas opções de compra aumentaram significativamente por conta do meio digital. Essas mudanças crescentes obrigaram as empresas de grande, médio e pequeno porte a estreitarem as relações com seu público-alvo de modo a se relacionar com seus clientes para sua sobrevivência no mundo empresarial.
Com a sociedade atual vivendo totalmente conectada, as mídias sociais surgiram como peça fundamental para fortalecer círculos sociais de amizades e de diferentes culturas, além de tornar-se um meio capaz de promover a troca e experiências e ideias. Nesse cenário, as empresas enxergaram um novo modelo para criar mercados, conhecer consumidores, testar seus produtos novos e também monitorar como sua marca está sendo avaliada diariamente.
As redes de relacionamento da atualidade são várias e podem levar a publicidade e a oportunidade de “vender” ideias e produtos a qualquer um através do Youtube, Facebook, Twitter e muitos outros aplicativos sociais que são criados diariamente e viram “febre” para a sociedade consumidora.
Outro fator que deve ser  observado quando falamos de mídias sociais e as diferentes possibilidades mercadológicas é que hoje cerca de 90% das pessoas no país tem acesso à internet, seja através de seu smartphone, da sua escola, em casa ou no trabalho. Com base nesse dado, podemos então concluir que por meio de um único meio que é a internet é possível alcançar todo tipo de cultura e comportamento social, o que amplia de forma exorbitante a eficácia da comunicação proposta pelas empresas, que adaptadas a nova forma de consumo, visam não somente o lucro, mas também conhecer de perto seu cliente e seus desejos para com a marca ou produto oferecido.
ATPS COMUNICAÇÃO DIGITAL - ETAPA 1  | Passo 4
Larissa Alves –
RED BULL.
A Red Bull se notabiliza por investir em estratégias que fogem a ações adotadas comumente pelas marcas. Em mídia, não chega a aplicar muita verba (ainda assim sua assinatura é conhecida globalmente: “Red Bull te dá asas”). Sua atenção recai sobre eventos que mexem com a adrenalina dos competidores e do público. Patrocina uma equipe de Fórmula 1. É dona de um time de futebol no País, a Red Bull Brasil – e na Áustria tem Red Bull Salzburg, entre outras equipes do esporte espalhadas pelo mundo. Além disso, tem outro evento famoso, o Red Bull Air Race. Com o salto de Baumgartner, estabelece um novo capítulo em sua história. Como destacou Jonathan Clark, diretor médico da Red Bull Stratos, a empresa pode não ter construído um modo de voar, “mas encontramos uma maneira de cumprir nosso destino”. 
Um tweet de um famoso – e sério – comentarista esportivo brasileiro deu o tom do acontecimento global que invadiu a mídia social,“estou com vontade de tomar Red Bull”. Era uma brincadeira, mas demonstrou claramente o quanto a companhia obteve de sucesso com o feito do austríaco Felix Baumgartner, que quebrou dois recordes com uma “aventura” patrocinada pela marca: o de maior salto em queda livre (38,6 km de altura numa trajetória cumprida em quatro minutos e 20 segundos) e o de queda mais rápida (1.324 km/h, ultrapassando a velocidade do som).
Baumgartner saltou da estratosfera. E isso já dá a dimensão do feito. Seu projeto, que necessitou de preparativos e treinamentos que duraram cinco anos, foi monitorado por uma equipe criada pela empresa, a Red Bull Stratos. As primeiras conversas para viabilizar o salto começaram em 2005. A missão era que a queda fosse a primeira a quebrar a velocidade do som sem a proteção de uma aeronave. O objetivo científico era avaliar as condições do corpo humano em situações limítrofes na atmosfera – a altura de onde pulou para estabelecer a nova marca é a máxima possível para se saltar com paraquedas com segurança.
A companhia austríaca montou uma base em Roswell, Novo México (EUA) e de lá acompanhou a conclusão do projeto, que teve datas adiadas para acontecer em função do mau tempo. Baumgartner subiu em um balão movido a hélio. Sua trajetória foi acompanhada pelo YouTube e pela página especial criada na web – a Red Bull Stratos também tinha perfil nas redes sociais, como Facebook.
A Red Bull, tendo a ser patrocinadora de atletas pelo mundo todo, se mostrando presente em todos os lados na mídia social. Assim, sendo também um produto de fácil acesso, não só para esportistas. E crescendo com a marca em rede social, atingindo a mais de 40 milhões de internautas pela rede, via Facebook.

COCA-COLA.
A Coca-Cola promove campanhas para envolver seu público e gerar conteúdo. O público torna-se parte da experiência.
A marca de refrigerantes manteve a liderança no ranque das mídias sociais. A estratégia de mídias sociais da Coca-Cola não é centrada nas tecnologias, segundo Clyde Tuggle, vice-presidente sênior de assuntos globais e comunicação, “se trata de pessoas, nós temos que ser transparentes e tentar criar interações significativas. “
“Os consumidores são os donos da marca”, disse Tuggle, “toda vez que pensávamos que estávamos no comando, nós estragamos tudo. Os consumidores não são os receptores das nossas marcas, são os participantes.” Essa é a atitude que você precisa para uma abordagem de mídia social. “Nós deixamos eles sugerirem novos sabores”, disse Tuggle. “Você deixa eles terem participação no negócio. Você não pode empurrar nada goela abaixo”. A página de fãs da Coca-Cola é a número 1 no Facebook quando se trata de consumidores, e foi criada por fãs. Tuggle diz que a empresa cometeu um erro quando se pensava anteriormente que os visitantes iriam visitar a home page da empresa prioritariamente.
Tuggle pontuou um video que se tornou viral no Youtube. Chamado de “Maquina da felicidade“, onde uma vending machine da  Coca-Cola  especial é colocada em um campus universitário. Quando cada pessoa se aproxima da máquina, ele ou ela recebem refrigerantes, ou flores, ou em alguns casos, uma pizza ou um sanduíche gigante. Uma jovem mulher abraça a máquina em gratidão. O vídeo não foi ao ar na TV, mas tem sido um sucesso no YouTube, o que era a intenção dos cérebros por trás dele, torna-lo viral.
“Você tem que atender aos consumidores onde eles estão, não onde você acha que eles devem estar”, disse Tuggle.
No Twitter: A Coca-Cola tinha 2.4 milhões de seguidores pelo mundo. Um dos maiores desafios para qualquer marca é manter-se com um grande volume de menções. A Coca-Cola um faz isso muito bem. Durante a pesquisa, 83% dos tweets da marca foram respostas diretas. Essa tática é empregada tanto como um método de atendimento ao cliente como para mostrar um pouco de amor para os fãs que mostram amor à marca.
No Instagram: A Coca-Cola tem abraçado os vídeos mais do que a maioria das marcas no Instagram. Quatro de seus últimos 15 posts (no período da pesquisa) foram vídeos. Estes quatro vídeos tiveram uma média de 5.5 mil likes e 90 comentários cada.
No Facebook: A maior base de fãs da Coca-Cola está no Facebook, com quase 90 milhões de fãs. A marca usa esse espaço para promover as mesmas iniciativas e campanhas que faz em outros canais.
O sucesso da Coca-Cola no Facebook não vem sem algum esforço. A principal estratégia deles, foi publicar uma mesma página fã para todas as comunidades de Coca-Cola no mundo. Ao acessar a página, o usuário tende a visualizar conteúdos da marca no seu próprio idioma. Se ele quiser mudar o idioma, existe essa opção no rodapé da página. Tornando mais prático o seu acesso, e assim fazendo sucesso pelo mundo.

Larissa Ribeiro –
Diariamente surgem novas formas de comunicação e negócios, bem como novos posicionamentos e novos clientes. Essa realidade trouxe a tona a necessidade de inovação, que as empresas que desejam se manter no mercado, possuem. Com a ascensão do uso da internet, todas as empresas tiveram que se adaptar e correr contra o tempo para não serem lançadas para longe da competição mercadológica.
Entretanto, os usuários, como potenciais consumidores, também mudaram seu comportamento de consumo, que se tornou ainda mais exigente considerando que suas opções de compra aumentaram significativamente por conta do meio digital. Essas mudanças crescentes obrigaram as empresas de grande, médio e pequeno porte a estreitarem as relações com seu público-alvo de modo a se relacionar com seus clientes para sua sobrevivência no mundo empresarial.
Com a sociedade atual vivendo totalmente conectada, as mídias sociais surgiram como peça fundamental para fortalecer círculos sociais de amizades e de diferentes culturas, além de tornar-se um meio capaz de promover a troca e experiências e ideias. Nesse cenário, as empresas enxergaram um novo modelo para criar mercados, conhecer consumidores, testar seus produtos novos e também monitorar como sua marca está sendo avaliada diariamente.
As redes de relacionamento da atualidade são várias e podem levar a publicidade e a oportunidade de “vender” ideias e produtos a qualquer um através do Youtube, Facebook, Twitter e muitos outros aplicativos sociais que são criados diariamente e viram “febre” para a sociedade consumidora.
Outro fator que deve ser observado quando falamos de mídias sociais e as diferentes possibilidades mercadológicas é que hoje cerca de 90% das pessoas no país tem acesso à internet, seja através de seu smartphone, da sua escola, em casa ou no trabalho. Com base nesse dado, podemos então concluir que por meio de um único meio que é a internet é possível alcançar todo tipo de cultura e comportamento social, o que amplia de forma exorbitante a eficácia da comunicação proposta pelas empresas, que adaptadas a nova forma de consumo, visam não somente o lucro,mas também conhecer de perto seu cliente e seus desejos para com a marca ou produto oferecido.

SKOL
 De acordo com Infográfico da Social Bakers, a Ambev possui as duas marcas com maior número de Fans do Brasil, (Skol) além de 5 das 10 páginas com maior engajamento diário. Além disso, a empresa possui resultados expressivos sobre a marca.
A marca, atualmente com 8,3 milhões de Fans, é uma das pioneiras em trabalhar relacionamento através de mídias sociais como plataforma de marca. Conhecida por ser referência em inovação e ações criativas no seu segmento, a marca trabalha uma linha de comunicação irreverente e preocupa-se em distribuir conteúdo com apelo forte de compartilhamento.
Além disso, a marca utiliza o Facebook como plataforma para suas maiores campanhas, fazendo uso de estratégias de gameficação. Um exemplo claro disso foi a Operação Skol Folia, game realizado no site e página do Facebook da marca que premiava as melhores equipes com viagem para os melhores carnavais do Brasil.
Em abril o perfil de Skol apresentou um crescimento de 118 pontos em audiência nas redes sociais, permanecendo em 2º lugar no ranking, mas se aproximando do líder Guaraná Antarctica, que, desde novembro/2011, segue no topo da audiência, índice composto pela soma ponderada de fãs, seguidores e assinantes nas redes sociais.
A avaliação é do indexSocial, ferramenta desenvolvida pela Espalhe Marketing de Guerrilha, que considera a atuação de marcas no Brasil no Facebook, Youtube e Twitter. Skolland, utilizado no site da Skol Skoland é o novo universo da Skol ligado às redes sociais. Em forma de timeline, você interage com toda a galera que curte Skol e com todos os conteúdos da marca. Você cria um usuário e faz o seu perfil. É fácil. Com um simples Facebook Connect já tá tudo pronto. Conforme você interage com a Skol, ganha pontos no “Redondômetro” ou troféus, aumentando a sua moral com a galera e podendo até ganhar regalias no futuro. Sem contar que aqui você também tem acesso aos serviços mais redondos da web, como o S.A.C. Skol 360° e a Rádio Skol.

CACAU SHOW
Dado que a linha de produtos a ser promovida tem como público alvo as crianças, utilizaremos a internet como parte integrante da estratégia de comunicação, visto que tem sido crescente o uso de tal ferramenta por parte desse público. A “Turma da Cacau Show” estará presente no mundo virtual em diferentes plataformas. Serão elas: site da Cacau Show, Facebook, Youtube e o blog da empresa.
Site Cacau Show – A divulgação da linha de produtos infantis no próprio site da empresa se dará, ressaltando a exclusividade para o público infantil. Facebook – A fanpage da Cacau Show no Facebook contará com a divulgação de materiais específicos que envolvam a linha de produto infantil da cacau-show. O apelo promovido pela "Turma Cacau Show" ganhará força nessa plataforma de comunicação por intermédio de sorteios e/ou concursos culturais, ajudando assim na divulgação desta linha de produtos. A fanpage também poderá funcionar como plataforma de divulgação de eventos de cunho familiar.

MARKETING DIRETO
O marketing direto é uma forma de comunicação que vem se expandindo atualmente, pois tem a vantagem de alcançar o público-alvo diretamente através de algumas mídias diferenciadas. Para construir a imagem e conhecimento da linha Cacau Show Kids será utilizado a mala direta personalizada inserindo a “Turma Cacau Show” nessa mídia. A mala direta consistirá na apresentação dessa nova turma em forma de uma revista para colorir, direcionada às crianças. E para os pais um catálogo com os chocolates da linha KIDS, onde cada chocolate teria uma ligação com um personagem da história, fazendo com que até mesmo os adultos se simpatizassem com a turma. O envio seria ocasional, para transmitir novas histórias e deixar o público curioso e atento à marca. Além da mala direta para conhecimento do produto, terá também um esforço de promoção de vendas sendo entregue para o público alvo, ou seja, será enviada uma mala direta com conteúdo promocional, seja somente explicitando o local e convidando, ou até mesmo dando desconto algum desconto para quem recebe a mala direta. Essas promoções serão enviadas periodicamente, de acordo com a demanda ou com eventos sazonais.
Como a mala direta impressa tem um custo alto para confecção a utilizaremos online também, enviando o catálogo de produtos por email, junto com o endereço das lojas mais próximas e as imagens dos personagens para imprimir e colorir. Essa ação além de divulgar e expandir a marca, acaba levando aos jogos online, aos aplicativos para celular, ao site da empresa, e as histórias da Turma Cacau Show no Youtube. No site, as diferentes linhas de chocolate serão comunicadas de forma específica, alcançando assim seu público de interesse.

Lucas Avilla –
NETFLIX
É uma empresa norte-americana, com mais de 50 milhões de assinantes, que tem como único meio de venda e consumo a internet. A empresa pode ser utilizada como exemplo de um caso de sucesso, pois sua relação direta com seus clientes, tanto para ofertas quanto para venda e consumo, é através das mídias sociais, possibilitando ao cliente conectar-se ao Facebook para ver o que os amigos estão assistindo e também para obter indicações de produções à assistir. Além disso, a empresa oferece conteúdos exclusivos a seus consumidores e mesmo em um momento onde o acesso a filmes e séries está cada vez mais facilitado, a empresa se mantém em alta com um feedback de mercado bastante positivo.
Acredito que esse sucesso se dá a seus diferenciais de produção, pois a empresa não interfere no conteúdo das séries que produz, se um roteiro é aprovado, o mesmo vai para etapa de produção, eliminando o processo tradicional de desenvolvimento em que a série precisa passar por uma adaptação ao estúdio onde será produzida, além de é claro oferecer pacotes com preços acessíveis com preço mínimo, dar a oportunidade do consumidor experimentar seu serviço por um mês gratuitamente e utilizar-se de meios atuais para se divulgar, como foi o caso de quando a empresa passou a ser exibida em Paris, onde foram selecionadas 100 cenas de filmes e séries exibidas em formato GIF em outdoors da marca e divulgar a nova forma de entretenimento.

ENJOEI
Fundado em 2009, o brechó virtual chamado “Enjoei” trabalha como intermediador de compra e venda de produtos na internet (e-commerce). Com uma linguagem informal e totalmente descontraída, o site consegue se aproximar ainda mais do cliente, dessa forma o cliente envia as fotos do produto, descrição e preço do que deseja vender e passa por um processo de aprovação, se aprovado vira artigo de venda do brechó.
A empresa está presente no twitter, facebook e ao acessar o seu website, se quiser, o usuário cadastra um email, dessa forma a empresa trabalha também com email marketing e divulga seus produtos de acordo com as preferências do usuário, obtendo um feedback, principalmente através do twitter.
O Enjoei mantém-se presente em todas as mídias sociais disponíveis como Pinterest, Facebook, Twitter, Instagram, SoundCloud e Google + e possui Blog e FAQ. Em sua atuação como e-commerce cobra apenas 20%+2,15 de taxa de anúncio e atualmente em sua fanpage, a empresa acumula 2,3 milhões de seguidores e mantém disponíveis no site mais de 5 mil produtos diferentes, trabalhando com a venda de marcas como Melissa, Zara, Arezzo e Schutz.
Dessa forma, podemos perceber que com o público-alvo bem amplo e presença ativa nas mídias sociais, a empresa alcança todos os tipos de usuários, trazendo para o site uma variedade de produtos à venda e também obtendo feedbacks rápidos e positivos de seus usuários, o que garante a credibilidade e o fortalecimento do nome da empresa no mercado.


Christiany Cundari –
GUARANÁ ANTÁRTICA
            O Guaraná Antártica é dono do maior perfil corporativo no Facebook e com certeza pode ser considerado um caso de sucesso nas mídias sociais.  Utilizando-se da identificação pessoal, a empresa tornou-se um sucesso na internet por meio de suas campanhas que na maioria dos casos contam alguma história que atraem os seguidores a pararem um tempo para assistir. Essa postura visa atrair os seguidores a se envolver com a marca, a partir de histórias e peças que lhe sejam comuns do cotidiano.
            Uma das ações mais diferentes realizadas pela empresa foi o Dia da Mentira em 2011, que transformou a lenda urbana das “mil latinhas” que poderia ser “trocadas” por uma cadeira de rodas. Na realidade, a ação consistia em trocar likes no “gostei” do Youtube e a cada mil cliques no vídeo da campanha, uma instituição beneficente ganhava uma cadeira de rodas.
A ação mobilizou milhares de pessoas e foi um sucesso, pois saiu da ideia de vender a qualquer custo e propôs ao consumidor fazer algo, mesmo que à distância, por uma boa causa. A criação de aplicativos relacionados a marca também é uma ferramenta utilizada pelo Guaraná Antártica para envolver seus seguidores e consumidores com a marca em ações e atividades com propósitos, como foi o caso também do carro movido a interações no facebook, fruto de um aplicativo personalizado, que levaria um grupo de amigos ao Carnaval de Salvador.
O principal incentivo ao sucesso da marca nas mídias sociais é que ela não está preocupada em apenas manter ou aumentar seus milhões de seguidores, mas sim em fazê-los interagir com a marca através também do twitter e instagram, mas principalmente pelo facebook que é a base das mídias sociais da marca.
Atualmente a marca possui 16.659.885 de seguidores em sua página no facebook, onde está investindo nas peças da campanha “Se Joga no Escuro”, que propõe aos consumidores compartilharem com seus amigos onde encontraram o Guaraná Antártica Black, novo produto da marca. Além disso, a marca investe na divulgação da hashtag #DesafioGuaranáAntártica  que promove uma interação da marca com seus clientes no twitter, onde possui 208.361 seguidores.

SUBWAY
Fundada em 1965, a empresa Subway não deixou de se atualizar nem por um momento e atualmente vive seu momento de ascensão nas mídias sociais. Através da campanha “Baratíssima”, voltada exclusivamente ao público da internet, a empresa angariou mais de 160 mil fãs para sua página no Facebook. Na capa do site, o cliente já se depara com uma peça interativa que oferece uma análise de quanto valem R$5,95, valor promocional do “Baratíssimo” da empresa.
A campanha convida os seguidores a analisarem as vantagens de se gastar no Subway e o quanto a campanha é econômica para seus consumidores. De maneira interativa, a campanha colocou a empresa no ápice de seu relacionamento com clientes nas mídias sociais.
Atualmente o Subway possui 25.975.071 de seguidores em sua página no facebook e propõe diariamente o diálogo e a interação de seus consumidores através do compartilhamento de peças e promoções da franquia. Mesmo com foco voltado ao Facebook, a empresa também realiza campanhas no twitter onde possui 2,9 milhões de seguidores na sua conta internacional e 3.051 seguidores em sua conta no Brasil, onde a empresa está presente com 1832 restaurantes.

Juliane Alves –
NIKE CORRE
Campeã do prêmio de melhor uso de redes sociais na Copa do Mundo, superando a Adidas, a Nike é uma grande referência no que se trata da utilização das mídias sociais e relacionamento com seus clientes. Com uma comunicação digital engajada, só no Brasil em sua página voltada exclusivamente aos corredores brasileiros, a página tem 2.525.859 de seguidores, os quais além de consumir os produtos esportivos da empresa, também participam de grupos de corrida organizados pela marca para promoção do esporte e qualidade de vida.
Dessa forma, além de promover seus produtos, a marca visa muito mais o envolvimento de seus consumidores/clientes com suas ações e suas ideias, o que se prova com os números de compartilhamentos e interação em sua página no Facebook. Além disso, a marca se utiliza também da criação de aplicativos de corrida que acabam por ser uma forma de “promoção voluntária” da marca através dos próprios consumidores.
Esse ponto pode ser analisado também, da perspectiva que a empresa busca posicionamento da marca além das mídias sociais, engajados em manter presença no dia a dia de seus clientes, como é o caso do grupo criado para que corredores consumidores da marca dialoguem entre sí, se conheçam e participem de eventos de corridas municipais “patrocinados” pela marca, dessa forma estendendo a relação digital para o convívio real, estreitando o relacionamento também entre seus clientes.
Em número a marca possui 2.525.815 seguidores em sua página no facebook e 554 mil seguidores em sua conta no twitter, ambas voltada para corredores do Brasil. Em suas mídias sociais, a marca oferece uma infinidade de aplicativos e também informações de corrida, treinos e condicionamento físico, como por exemplo a função Treinador do #nikeplus, onde o cliente pode encontrar informações sobre ser um corredor melhor.

BIS
            O posicionamento jovem da marca é o primeiro ponto a ser analisado na marca do chocolate BIS. Lançado em 1942, a marca conseguiu seguir se atualizando e atualmente é uma das páginas que mais vem ganhando destaques no Facebook onde conta com 6.104.133 seguidores.
Com sua abordagem totalmente descontraída e seus desafios propostos a seus consumidores, a empresa consegue colocar suas campanhas no trendigs topics do Twitter com frequência, pois sua abordagem informal coloca os consumidores e a marca em um mesmo patamar de relacionamento.
A campanha mais atual do chocolate BIS convida um público mais jovem a participar do Zueria Awards, que propõe aos seguidores, que no total chegam a 11 mil em sua conta no twitter, a compartilhar os #zueraawards com algum amigo e esperar a avaliação de um júri que irá classificar qual o nível da “zueira” e premiar as melhores em  diferentes categorias como “Melhor Zuera Original”, “Melhor Zuera Adaptada”, “Melhor Zuera FAIL” e “Melhor Zuera com BIS”.
A campanha “Ache o BIS da Zuera” foi a que originou a “brincadeira” no twitter como forma de estimular o compartilhamento entre os próprios seguidores. Sendo apenas uma dentre as tantas promovidas pela marca, a campanha estimula também a criatividade de seus consumidores e a interação dos mesmos através do uso, principalmente, das suas contas no Twitter e no Facebook.
Por fim, essa abordagem de público é o que garante ao chocolate BIS forte presença nas mídias sociais e grande envolvimento com seus seguidores, colocando-o em um nível considerado de sucesso na comunicação digital.











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