quarta-feira, 3 de abril de 2013

ATPS Estudo do Comportamento do Consumidor | Etapa 2 Passo 3 - 2º Parte Sobre o grupo




Baseado no Capitulo 5 do livro O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – 3°Edição/ Ernesto Michelangelo Gigli, nosso  grupo se reúne e chega a conclusão de que:
O grupo Prisma é formado por 7 integrantes que possuem afinidades entre si, e este é o primeiro passo pra que um grupo tenha grandes probabilidades de ter resultados positivos.
Durante um trabalho ou discussão acadêmica, cada integrante do grupo trabalha com seu ponto forte e com o que faz de melhor.




Christiany Cundari – Pesquisa
Anderson Wilman – Criação






Fernanda Suelen – Redação e Pesquisa

Juliane Alves – Edição e Pesquisa
Jhonatham Matos – Líder e edição





Lucas Avilla – Criação
Larissa Ribeiro – Criação
No decorrer dos semestres do ano anterior o grupo Prisma sofreu varias alterações em relação aos seus integrantes que foram se descobrindo ao passar dos dias, uns se identificaram com outros grupos da turma e outros perceberam que Publicidade não é seu forte, então estes procuraram o caminho mais adequado para cada um.
Hoje nosso grupo se encontra muito mais responsável e dedicado em relação aos semestres anteriores, os integrantes conseguem se interagir e chegar em conclusões que agradam a todos, sem contar que a dedicação e o empenho de cada um cresce conforme os desafios que por sinal estamos sempre prontos para encarar!
“Conclui se que cada integrante do grupo doa o melhor de si para que todos fiquem satisfeitos, valorizamos muito a comunicação entre nós, e o respeito está em nossos princípios, é lógico que temos o nosso dia de stress e tristezas e são nestes momentos que percebemos o quanto nosso grupo é unido, pois um não mede esforço para ver o outro feliz e sorrindo com o grupo todo.”

ATPS Estudo do Comportamento de Consumidor | Etapa 2 passo 3 Pesquisa documental e biográfico - Comportamento do consumidor teen.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR TEEN

http://www.meiasloa.com.br/newsletter/newsletter-101011/comportamento-consumo-teen/
http://repositorio.unesc.net/handle/1/672
http://www.varejista.com.br/artigos/tendencias/684/como-as-marcas-devem-se-relacionar-com-os-teens
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
http://www.psicologiageral.com.br/jovemconsumidor.htm
http://www.slideshare.net/paiva.junk/comportamento-do-consumidor-as-4-geraes-presentation

ESTUDOS GOMA DE MASCAR
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0980-1.pdf





ESTUDOS BEBIDAS ENERGÉTICAS

http://prezi.com/cwxohkvfcijh/comportamento-do-consumidor/
http://www.ativo.com/Canais/Pages/Estudosrecentesapontambenef%C3%ADciosdasbebidasenerg%C3%A9ticas.aspx

ATPS Estudo do Comportamento do consumidor | Etapa 2 passo3 - O modelo de tipologias do consumidor



Demografia é a divisão dos grupos sociais humanos, que distinguem por raça, cor, idade, sexo, posição financeira, entre outros. Informa mudanças precisas sobre dados sociais e lida com os fatos através de estatísticas.
No mercado os critérios demográficos são utilizados para criar previsões apartir dos resultados obtidos em pesquisas. Todo estudo deve ser feito em um padrão de determinados consumidores para que o resultado seja preciso e para que seja útil, por exemplo, no caso de uma pesquisa onde o publico alvo da empresa sejam mulheres, é preciso identificar a idade, classe econômica escolaridade, entre outras tipologias para que o resultado seja preciso e que a empresa consiga atingir seu objetivo com sucesso alcançando seu consumidor.
As variáveis demográficas contribuem a todo momento para que um negócio em especial se torne um negócio de sucesso. As variáveis são infinitas e determinam tudo que uma empresa precisa, o problema é que nem sempre é fácil encontrar a variável que pode ajudar a formar uma imagem que caracterize o objetivo do profissional.

 A variável do sexo é muito importante, existem caracteristicas que definem a utilidade de certos produtos. Por exemplo, não existe carro só para mulheres, nem prestobarba só para homens.








 A variável idade é muito útil, pode determinar até se um pais é jovem ou velho, sem contar que determinados produtos são voltados para certos consumidores.

As variáveis mais importante, amplas e que influenciam diretamente na escolha de um produto para determinados consumidores são:






Tipologia por características da personalidade


Assim como a demografia, os traços psicográficos de cada consumidor é muito importante, deve ser estudado toda e qualquer forma de atingir o consumidor e então mantê-lo firme no conceito formado.
É importante lembrar que conforme as mudanças de idade acontecem os gostos também mudam e os traços de personalidade também. As pessoas extrovertidas tem tendência a gostarem de lugares mais movimentados e são mais ousadas, já as pessoas introvertidas preferem lugares calmos e são mais tímidas e calmas.
Temos 3 grupos de traços de personalidades:

Cognitivos - Responsáveis pelo processo típico do raciocínio. É fundamentado no grau de inteligência de um ser humano. Guilford, criou um modelo de teoria que define que obtínhamos 120 traços ou capacidades psicológicas.
Um consumidor com traços cognitivos resolveria facilmente um quebra cabeça de até 3 mil peças e seria vitorioso em uma competição de xadrez porem cada um destes teria traços cognitivos diferentes e opostos.
·         
  •      Processos analíticos x processos sintéticos: Resolve seus problemas analisando um ponto por vez.
  •          Usa mais a memória x usa mais a prospecção: Tem o traço de olhar para o futuro, usa bem sua memória para guardar pontos importantes.
  •          Aprende e resolve fazendo e repetindo x aprende e resolve por inferência: Um estudante de administração deve ter estes traços, pois pouco se pode fazer e repetir quando se trata de uma empresa.

A tipologia de traços cognitivos se for bem analisada e estudada pode trazer o sucesso de vários produtos em segmentos diferentes.

Emocionais – Jung e Myers na década de 1940 a 1970 foram importantes representantes da tipologia emocional utilizando o MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) nas áreas de desenvolvimento humano e de marketing.
Existem 4 categorias de traços emocionais que caracterizam a pessoa de acordo com sua posição no quadro de opostos, determinando se é um tipo de consumidor EFSP (extrovertido, sentimental, sensorial e perceptivo) ou INPJ (introvertida, pensativa, funcional e de julgamento).


    Eixo Extroversão                      x                   Eixo Introversão
                                            


 O par pensamento                  x                     Par Sentimento

                        

 O Par sensorial                      x                         Par Funcional:

                     

    O Par julgamento                   x                          Par Percepção:

                                    


 Atitudes – A atitude é o julgamento e uma disposição afetiva em relação aos fatos, ás  pessoas e objetos.


Para medir a disposição positiva ou negativa em relação aos produtos ou serviços, foram criados dois instrumentos, o AIO (que mede escala de atitudes, interesses e opiniões) e o VALS (que mede escala de valores e atitudes), com estes instrumentos é possível verificar se determinado produto gera influência positiva ou não nas pessoas.
As atitudes podem sofrer influencia social e as vezes os valores pessoais interferem no modo de se relacionar com as pessoas e até consumir ou comprar determinados produtos.
Há indícios que as tipologias dos traços de personalidade (cognitivos, emocionais e atitudinais), as crenças e os valores mudam com frequência, e a psicografia não consegue acompanhar todas mudanças para verificar as reações especificas de produtos e serviços nas pessoas.


Tipologia por estilos de vida

O estilo de vida de cada um é seu estilo próprio de viver, é a rotina do dia-dia, é a maneira de viver!





 Ao realizar uma pesquisa com determinados grupos de indivíduos com estilos de vida diferentes, podemos criar uma previsão sobre a aceitação de um produto em determinados tipos de grupos com estatísticas reais e provavelmente distintas.
O estilo de vida de cada grupo social define o modo de consumir certos produtos, os valores e a seus comportamentos determinam sua rotina.




  
Tipologia pelo ciclo de vida do produto

O ciclo de vida de um produto vem diminuído com o tempo, atualmente com tanta novidade no mercado os consumidores trocam de certos produtos como celulares, carros e televisores com uma frequência de uso muito baixa, as vezes estes produtos ainda são novos.
Existem 4 tipos de consumidores:


  •  Inovadores:




  •  Adotantes:

ATPS Estudo do Comportamento do Consumidor | Cap. 2.4 As bases das teorias sociais sobre o comportamento do consumo.

O porque o consumidor escolhe por comprar tal produto esta ligado a muios fatores, externos e internos. Cultura, religião, história social influencia o processo de escolha. O grupo em que a pessoa esta inserida vai criar ou modificar seu comportamento de consumo, e por isso é importante estudar e compreender o meio. 

Abordagens e autores em teorias sociais sobre o consumo

O comportamento de consumo esta ligado ao meio em que o individuo esta inserido. Em estudos como de Marx (1844) e Erich Fromm (1987) percebesse que o contexto histórico e a realidade vivida refletia os valores básicos das pessoas.
Fromm fala sobre as regras de comportamento presentes desde o nascimento. Com elas o homem ganha uma certa liberdade que em muitos aspectos se apresenta como um compromisso.
Sobre o consumo em relação ao grupo, numa visão estruturalista há uma repetição de padrões, enquanto que na linha sociológica é observada uma mudança constante nesses comportamentos. Algo que vale ressaltar é que a cultura de um grupo dominante pode alterar a cultura de um grupo menor.
 Grupos sociais estão ligados as famílias, amigos, etc, e são mais restritos. Grupos culturais são mais amplos, relaciona país, religião, etc. Para Baudrillard (1995), existe também a sociedade de consumo, você é o que consome.


Grupo social.
Grupo cultural.
Grupo de consumo

O consumo se reflete nos fatores externos como cultura, meio social. O modelo tem força explicativa quando dirigido ao consumo de certos produtos que são repetidamente anunciados como propiciadores de diferenciação sobre outras pessoas ou de facilitadores de inclusão em grupos.
No entanto definir o consumo apenas como resultado de estimulo externo não é certo, fundamentar que um comportamento foi causado pela cultura do individuo pode ser tão difícil quanto argumentar que foi causado por um processo inconsciente.

ATPS Estudo do comportamento do consumidor | Cap. 1.5 A visão estruturalista e a busca dos invariantes


A Visão estruturalista busca sempre encontrar a essência dos fenômenos causados por um produto e sua divulgação no comportamento geral do consumidor segundo Lévi-Strauss, um dos fundadores desta visão.


O estruturalismo-funcional é uma das vertentes mais interessantes, pois nos mostra que atualmente com o mundo globalizado, todos os consumidores apresentam o mesmo desejo e expectativa em relação a um produto, o que muda de uma sociedade para outra é a forma de expressar seus sentimentos.
Podemos concluir que a visão estruturalista, caracteriza os grupos da sociedade de acordo com suas praticas consumistas. Os invariantes são caracterizados pela busca do reducionismo,  eliminando a superficialidade de uma questão,  e procurando formas de interagir com a consciência de cada consumidor para ter resultados positivos.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

ATPS Estudo do Comportamento do Consumidor | Etapa 2 Passo 1


Nessa etapa analisamos dois estudos, o primeiro sobre a escolha do consumidor em relação a marca e sabor de uma goma de mascar. No estudo foi utilizado as bases teóricas de Schwartz (2004) e de Mowen & Minor (2003). No segundo estudo, foi observado o que motiva a compra e o consumo de chocolate, com base teórica de Giglio (2005) e a teoria da motivação, segundo Mowen (2003). Em ambos os artigos apresentados, foram utilizados uma referencia teórica e uma coleta de dados para reforçar e cruzar os dados da teoria.



No estudo da goma de mascar, a coleta de dados foi feita numa única ocasião, através de uma discussão em grupo com a orientação de um medidor. O grupo era de 6 á 8 pessoas, com faixa etária, classe social entre outros fatores comuns. As respostas eram preenchidas pelos analisadores.





Já no estudo do chocolate, a coleta de dados ocorreu entre março e abril, e foi feita de maneira de autopreenchimento, onde o supervisor não ajudou a responder o questionário. A pesquisa foi feito com 130 pessoas, com faixa etária de 15 a 34 anos. Sem nenhum outro fator em comum. 





Claramente o tipo de coleta e amostragem foi diferente para cada um dos estudos. No primeiro houve restrição de pessoas e havia fatores em comum entre eles. No caso do chocolate, a pesquisa foi feitas com varias pessoas, com uma faixa etária mais aberta. Outro fator de grande relevância é como foi feito. No primeiro caso funcionou quase como uma dinâmica em grupo, onde as respostas eram ditas e discutidas pelo grupo. No segundo, as respostas foram respondidas individualmente, sem correr o risco de se influenciado.



REFERÊNCIAS




ATPS de Fotografia | Vamos ousar?

Na ATPS de fotografia foi pedido para reproduzimos a capa de um CD/DVD. Escolhemos True Blood, uma série norte-americana sobre vampiros.



Na capa da primeira temporada, a luz foi nossa principal aliada, pois era preciso destacar e esconder ao mesmo.
Esta recebeu o minimo de tratamento de edição de photoshop.


































Na segunda temporada, foram feitas duas fotos, só da Fernanda e outra só do Rafael. Ambas receberam luz direta.
A edição final foi feita por photoshop.



























Aqui, foram feitas três fotos, separadamente. Em todas houve o cuidado com a escolha da luz, e posição dos elementos. Edição final foi feita pelo photoshop.






















Modelos: Fernanda, Rafael, Lucas.
Fotografia: Fran, Jhony.
Produção e maquiagem.: Juh e Christiany.
Edição de imagem: Rafael.