quarta-feira, 3 de abril de 2013

ATPS Estudo do Comportamento do consumidor | Etapa 2 passo3 - O modelo de tipologias do consumidor



Demografia é a divisão dos grupos sociais humanos, que distinguem por raça, cor, idade, sexo, posição financeira, entre outros. Informa mudanças precisas sobre dados sociais e lida com os fatos através de estatísticas.
No mercado os critérios demográficos são utilizados para criar previsões apartir dos resultados obtidos em pesquisas. Todo estudo deve ser feito em um padrão de determinados consumidores para que o resultado seja preciso e para que seja útil, por exemplo, no caso de uma pesquisa onde o publico alvo da empresa sejam mulheres, é preciso identificar a idade, classe econômica escolaridade, entre outras tipologias para que o resultado seja preciso e que a empresa consiga atingir seu objetivo com sucesso alcançando seu consumidor.
As variáveis demográficas contribuem a todo momento para que um negócio em especial se torne um negócio de sucesso. As variáveis são infinitas e determinam tudo que uma empresa precisa, o problema é que nem sempre é fácil encontrar a variável que pode ajudar a formar uma imagem que caracterize o objetivo do profissional.

 A variável do sexo é muito importante, existem caracteristicas que definem a utilidade de certos produtos. Por exemplo, não existe carro só para mulheres, nem prestobarba só para homens.








 A variável idade é muito útil, pode determinar até se um pais é jovem ou velho, sem contar que determinados produtos são voltados para certos consumidores.

As variáveis mais importante, amplas e que influenciam diretamente na escolha de um produto para determinados consumidores são:






Tipologia por características da personalidade


Assim como a demografia, os traços psicográficos de cada consumidor é muito importante, deve ser estudado toda e qualquer forma de atingir o consumidor e então mantê-lo firme no conceito formado.
É importante lembrar que conforme as mudanças de idade acontecem os gostos também mudam e os traços de personalidade também. As pessoas extrovertidas tem tendência a gostarem de lugares mais movimentados e são mais ousadas, já as pessoas introvertidas preferem lugares calmos e são mais tímidas e calmas.
Temos 3 grupos de traços de personalidades:

Cognitivos - Responsáveis pelo processo típico do raciocínio. É fundamentado no grau de inteligência de um ser humano. Guilford, criou um modelo de teoria que define que obtínhamos 120 traços ou capacidades psicológicas.
Um consumidor com traços cognitivos resolveria facilmente um quebra cabeça de até 3 mil peças e seria vitorioso em uma competição de xadrez porem cada um destes teria traços cognitivos diferentes e opostos.
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  •      Processos analíticos x processos sintéticos: Resolve seus problemas analisando um ponto por vez.
  •          Usa mais a memória x usa mais a prospecção: Tem o traço de olhar para o futuro, usa bem sua memória para guardar pontos importantes.
  •          Aprende e resolve fazendo e repetindo x aprende e resolve por inferência: Um estudante de administração deve ter estes traços, pois pouco se pode fazer e repetir quando se trata de uma empresa.

A tipologia de traços cognitivos se for bem analisada e estudada pode trazer o sucesso de vários produtos em segmentos diferentes.

Emocionais – Jung e Myers na década de 1940 a 1970 foram importantes representantes da tipologia emocional utilizando o MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) nas áreas de desenvolvimento humano e de marketing.
Existem 4 categorias de traços emocionais que caracterizam a pessoa de acordo com sua posição no quadro de opostos, determinando se é um tipo de consumidor EFSP (extrovertido, sentimental, sensorial e perceptivo) ou INPJ (introvertida, pensativa, funcional e de julgamento).


    Eixo Extroversão                      x                   Eixo Introversão
                                            


 O par pensamento                  x                     Par Sentimento

                        

 O Par sensorial                      x                         Par Funcional:

                     

    O Par julgamento                   x                          Par Percepção:

                                    


 Atitudes – A atitude é o julgamento e uma disposição afetiva em relação aos fatos, ás  pessoas e objetos.


Para medir a disposição positiva ou negativa em relação aos produtos ou serviços, foram criados dois instrumentos, o AIO (que mede escala de atitudes, interesses e opiniões) e o VALS (que mede escala de valores e atitudes), com estes instrumentos é possível verificar se determinado produto gera influência positiva ou não nas pessoas.
As atitudes podem sofrer influencia social e as vezes os valores pessoais interferem no modo de se relacionar com as pessoas e até consumir ou comprar determinados produtos.
Há indícios que as tipologias dos traços de personalidade (cognitivos, emocionais e atitudinais), as crenças e os valores mudam com frequência, e a psicografia não consegue acompanhar todas mudanças para verificar as reações especificas de produtos e serviços nas pessoas.


Tipologia por estilos de vida

O estilo de vida de cada um é seu estilo próprio de viver, é a rotina do dia-dia, é a maneira de viver!





 Ao realizar uma pesquisa com determinados grupos de indivíduos com estilos de vida diferentes, podemos criar uma previsão sobre a aceitação de um produto em determinados tipos de grupos com estatísticas reais e provavelmente distintas.
O estilo de vida de cada grupo social define o modo de consumir certos produtos, os valores e a seus comportamentos determinam sua rotina.




  
Tipologia pelo ciclo de vida do produto

O ciclo de vida de um produto vem diminuído com o tempo, atualmente com tanta novidade no mercado os consumidores trocam de certos produtos como celulares, carros e televisores com uma frequência de uso muito baixa, as vezes estes produtos ainda são novos.
Existem 4 tipos de consumidores:


  •  Inovadores:




  •  Adotantes:

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