O porque o consumidor escolhe por comprar tal produto esta ligado a muios fatores, externos e internos. Cultura, religião, história social influencia o processo de escolha. O grupo em que a pessoa esta inserida vai criar ou modificar seu comportamento de consumo, e por isso é importante estudar e compreender o meio.
Abordagens e autores em
teorias sociais sobre o consumo
Fromm fala sobre as regras de comportamento presentes desde o nascimento. Com elas o homem ganha uma certa liberdade que em muitos aspectos se apresenta como um compromisso.
Sobre o consumo em relação ao grupo, numa visão estruturalista há uma repetição de padrões, enquanto que na linha
sociológica é observada uma mudança constante nesses comportamentos. Algo que vale ressaltar é que a cultura de um grupo dominante pode alterar a cultura de um grupo menor.
Grupos sociais estão ligados as famílias, amigos, etc, e são mais restritos. Grupos culturais são mais amplos, relaciona país, religião, etc. Para Baudrillard (1995), existe também a sociedade de consumo, você é o que consome.Grupo social. |
Grupo cultural. |
Grupo de consumo |
O consumo se reflete nos fatores externos como cultura, meio social. O modelo tem força explicativa quando dirigido ao consumo de certos produtos que são repetidamente anunciados como propiciadores de diferenciação sobre outras pessoas ou de facilitadores de inclusão em grupos.
No entanto definir o consumo apenas como resultado de estimulo externo não é certo, fundamentar que um comportamento foi causado pela cultura do individuo pode ser tão difícil quanto argumentar que foi causado por um processo inconsciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário