segunda-feira, 1 de abril de 2013

ATPS Estudo do Comportamento do Consumidor | Etapa 2 Passo 1


Nessa etapa analisamos dois estudos, o primeiro sobre a escolha do consumidor em relação a marca e sabor de uma goma de mascar. No estudo foi utilizado as bases teóricas de Schwartz (2004) e de Mowen & Minor (2003). No segundo estudo, foi observado o que motiva a compra e o consumo de chocolate, com base teórica de Giglio (2005) e a teoria da motivação, segundo Mowen (2003). Em ambos os artigos apresentados, foram utilizados uma referencia teórica e uma coleta de dados para reforçar e cruzar os dados da teoria.



No estudo da goma de mascar, a coleta de dados foi feita numa única ocasião, através de uma discussão em grupo com a orientação de um medidor. O grupo era de 6 á 8 pessoas, com faixa etária, classe social entre outros fatores comuns. As respostas eram preenchidas pelos analisadores.





Já no estudo do chocolate, a coleta de dados ocorreu entre março e abril, e foi feita de maneira de autopreenchimento, onde o supervisor não ajudou a responder o questionário. A pesquisa foi feito com 130 pessoas, com faixa etária de 15 a 34 anos. Sem nenhum outro fator em comum. 





Claramente o tipo de coleta e amostragem foi diferente para cada um dos estudos. No primeiro houve restrição de pessoas e havia fatores em comum entre eles. No caso do chocolate, a pesquisa foi feitas com varias pessoas, com uma faixa etária mais aberta. Outro fator de grande relevância é como foi feito. No primeiro caso funcionou quase como uma dinâmica em grupo, onde as respostas eram ditas e discutidas pelo grupo. No segundo, as respostas foram respondidas individualmente, sem correr o risco de se influenciado.



REFERÊNCIAS




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