Nessa etapa analisamos dois estudos, o primeiro sobre a escolha do consumidor em relação a marca e sabor de uma goma de mascar. No estudo foi utilizado as bases teóricas de Schwartz (2004) e de Mowen & Minor (2003). No segundo estudo, foi observado o que motiva a compra e o consumo de chocolate, com base teórica de Giglio (2005) e a teoria da motivação, segundo Mowen (2003). Em
ambos os artigos apresentados, foram utilizados uma referencia teórica e uma
coleta de dados para reforçar e cruzar os dados da teoria.
No
estudo da goma de mascar, a coleta de dados foi feita numa única ocasião,
através de uma discussão em grupo com a orientação de um medidor. O grupo era
de 6 á 8 pessoas, com faixa etária, classe social entre outros fatores comuns. As
respostas eram preenchidas pelos analisadores.
Já no estudo do chocolate, a coleta de dados ocorreu entre março e abril, e foi feita de maneira de autopreenchimento, onde o supervisor não ajudou a responder o questionário. A pesquisa foi feito com 130 pessoas, com faixa etária de 15 a 34 anos. Sem nenhum outro fator em comum.
Claramente
o tipo de coleta e amostragem foi diferente para cada um dos estudos. No
primeiro houve restrição de pessoas e havia fatores em comum entre eles. No caso
do chocolate, a pesquisa foi feitas com varias pessoas, com uma faixa etária
mais aberta. Outro fator de grande relevância é como foi feito. No primeiro
caso funcionou quase como uma dinâmica em grupo, onde as respostas eram ditas e
discutidas pelo grupo. No segundo, as respostas foram respondidas
individualmente, sem correr o risco de se influenciado.
REFERÊNCIAS
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