quarta-feira, 22 de maio de 2013

ATPS Teoria do Comportamento do Consumidor


O comportamento do consumidor na internet
O consumo pela internet é o protótipo do movimento do encasulamento desenvolvido dor Popcorn (1993); as pessoas estão cansadas e inseguras lá fora e preferem a facilidade que lhe permita ficar em casa, no carro ou no escritório. A internet é um dos melhores meios de venda, você pode comprar o mundo em apenas minutos.
O Conceito de internet como informação imediata, a qualquer hora, em qualquer lugar
  • Canal de informação aberto ao publico: Ferramenta usada pelos profissionais de marketing para informar, persuadir, vender e conversar com os consumidores.
  • Mercado rápido: Informação em curtíssimo prazo de validade, em tempo real e no mundo todo. Ex: O poder de verificar a situação do transito em São Paulo em tempo real, numa manhã de segunda-feira.
  • Praticidade e rapidez: Uso de cartões de crédito, geração instantânea de boleto bancário e todas informações sobre  produto.
O consumidor virtual conforme modelo econômico
A internet é uma excelente ferramenta na busca de melhores preços. A internet oferece seus riscos, porem as callcenters podem diminuir as incertezas dos clientes com informações claras e objetivas.
O cliente tem a opção de pesquisar na hora que quiser, o tempo que quiser e interromper a busca quando bem entender.
O consumidor virtual conforme o modelo de tipologia
Como a internet é um canal de massa, a tipologia data base nos permite conhecer com detalhes todo tipo de consumidor.
  • Inovadores
  • Adotantes
  • Seguidores
  • Retardatários

Em relação aos estilos de vida, seria uma pessoa que usa com frequência o computador e a internet, tornando a busca e a compra habituais.
A tipologia na internet segue o mesmo padrão do mundo físico, para encontra-la deve-se:
  • Definir as variáveis demográficas, de traços e estilos de vida para aquele negócio.
  • Construir um banco de dados o mais completo possível sobe cada consumidor e seu agrupamentos.
  • Encontrar os modelos que despertam a reação do consumidor, tais como novidades, queda de preços e promoções.

O consumidor virtual conforme o modelo de processo em etapas
O modelo etapas é mais apropriado para compras de alto valor financeiro, emocional, ou que demandam muito tempo de procura, informações e negociações.
Vieira (1998) afirma ser possível identificar 7 dimensões características do processo de compra na rede:
1.      Comodidade
2.      Atendimento pessoal
3.      Conteúdo informacional do site
4.      Apresentação e interface da home page
5.      Segurança
6.      Taxa e tempo de entrega
7.      Oferta de produtos
Porem como tudo que é muito fácil é de se desconfiar, gera-se então a desconfiança em relação se o site é seguro ou se alguém querendo trapacear e roubar nossos dados pessoais.
(FOTO DE UMA PLAQUINHA ESCRITA HACKERS)

Então chega-se a conclusão de que a escolha pela compra de um produto depende de varias variáveis, se  a empresa for conhecida, se a negociação for boa pra ambos lados, se houver garantia de entrega e devolução ou troca, etc.
(FOTO DO LOGO DA FORD, FOTO DE UMA PLAQUINHA ESCRITA PARCELA-SE EM 12X SEM JUROS E SEM ENTRADA, FOTO DE UMA PLACA COM A INFORMAÇÃO DE GARANTIA ESTENDIDA,PRAZO DE TROCA, ETC.)
O consumidor virtual conforme modelo social
      O consumo de produtos pela internet faz com que o canal de torne moda. Todos consumidores compram de acordo com seu padrão social.
FOTO DE UMA PESSOA EM FRENTE A UM BUTIQUE CHEA DE SACOLAS.
Os jovens em especial te a necessidade de “fazer parte” de um determinado grupo social, essa é a base do comportamento, então utilizam a internet para estar incluído do mundo virtual.
O modelo social portanto, pode ser aplicado tanto ao consumo da internet como da internet, porem com grupos etnográficos especiais e diferentes.
O exemplo do ensino a distancia
O ensino a distancia existe a muito tempo, inclusive no Brasil.
A facilidade de comutar recursos de áudio, imagens e links de interatividade torna o ensino a distancia agradável e acessível exigindo comente mais disciplina do aluno por não ter um professor do lado durante as horas de estudo.
Winters (1998) recupera as sete capacidades humanas de processar a informação.
  1. Experimental (a que duvida)
  2. Espacial (que aprende com imagens)
  3. Musical (que aprende com musica)
  4. Corporal (aquele que toca tudo)
  5. Social
  6. Individual
  7. Cultural
O consumo de cursos a distancia deve ter como diretriz a liberdade do aluno de construir seus caminhos e seu conhecimento.
Comentários finais sobre o consumidor na internet
“É POSSIVEL COMPRAR TUDO AQUILO DE QUE SE PRECISA PELA INERNET, TUDO MESMO, ATÉ A COMPANHIA DE OUTRAS PESSOAS”
Vantagens do comércio eletrônico segundo os consumidores:
·         Comodidade
·         Informação
·         Respeito as condições do comércio
·         Menor desgaste entre participantes (vendedor e cliente)
Existem 3  tipos de pessoas nos endereços de compras:
  • Compradores
  • Os que procuram informação na web, mas compram em lojas reais.
  • Os que visitam os sites, mas não compram de nenhuma forma.
Uma linha tradicional de marketing te referido os seguintes ponto do lado os fornecedores como fatores críticos de sucesso na internet:
Linha de raciocínio da tipologia, terá que descobrir:
  • Quem são seus consumidores
  • Quais são os consumidores lucrativos
  • O consumidor final
  • O consumidor que quer atrair e o que não quer perder
  • O perfil do cliente
  • Ofertas e conteúdos embasadas no perfil do cliente
  • Serviços apropriados ás necessidades dos clientes
Linha de raciocínio de processo em etapas:
  • Saiba quais consumidores geram indicações
  • Não confunda seus consumidores
  • Entregue uma experiência consistente
  • Deixe o consumidor escolher qual a mídia que quer usar
  • Ofereça ao consumidor controle sobre sua relação
  • Facilite o processo do ponto de vista do consumidor, focando no que ele acha que é importante.
  • Melhore o processo tendo por base o feedback do consumidor
  • Deixe o consumidor achar a informação que precisa
  • Deixe o consumidor chegar o status de suas transações
  • Dê aos consumidores a possibilidade de desenhar seus próprios produtos
  • Desenvolva relacionamentos
  • Possibilite aos consumidores acesso ao seu histórico de transações
  • Encoraje seus consumidores a fornecerem informações adicionais
Em uma linha de raciocínio de modelo econômico:
  • Priorize economizar o tempo do consumidor
  • Ofereça tranquilidade a ele
Em uma linha de raciocínio do modelo social:
  • Facilite a comunicação de consumidores com interesses comuns
  • Use e reforce termos e valores comuns
  • Encoraje consumidores a fazerem parte das comunidades
O comportamento do consumidor na internet aborda atualmente o seguinte tema:
“É a emergência de um novo estilo de relacionamento profissional, social e afetivo que aceita a distância  física e a superficialidade das relações!"


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